sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cava de Viriato


Eu sou a Cava de Viriato e estou localizada junto ao terreiro da conhecida Feira de S. Mateus, em Viseu. Fui construída depois do século I d.C.
Como Já passou muito tempo, já não me lembro se foram os Romanos ou os Mulçumanos que me construiram.

Tenho forma octogunal e estou rodiada de muros eum fosso

Viriato nunca viveu aqui, mas a partir do século XVI começaram a chamar-me assim.
Agora estou em bom estado de conservação porque andaram a fazer obras para que os Viseenses me possam visitar .

Mauro 5º F
zé antónio

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Antigo Hospital de São Teotónio

Nome: Edifício do Antigo Hospital de São Teotónio
Local: Rua do Hospital

Data: Século XIX

Autor: Desconhecido. A primeira pedra do edifício foi lançada pelo Bispo D. Francisco Moreira Pereira de Azevedo no dia 29 de Março de 1793, tendo recebido os primeiros doentes em 1842 ainda inacabado.

Descrição: Construído em estrutura arquitectónica monumental de aspecto majestoso e sólido, com linhas direitas, deixa adivinhar algum sabor neoclássico na pedra almofadada e nas esculturas que encimam a fachada principal. A escadaria larga e os portões de ferro completam o aspecto opulento deste empreendimento que se tornou num dos melhores e mais significativos do seu género na região e no país.

Estado de conservação: Está muito bem conservado, porque foi transformado em pousada e sofreu obras recentemente.

Filipa Páscoa 5ºF

Casa Amarela - Antiga Biblioteca Municipal



O meu nome é Amarelinho mas todos me chamam casa amarela.
O meu gracioso edifício, das modéstia das minhas linhas e soluções decorativas, contudo soube preservar ao longo dos tempos a sua origem senhorial. Apresento uma fachada de linhas sóbrias e contidas, enquadrada por colunas adossadas que depois de transporem o beirado do telhado terminam em urnas decorativas. Organizei esta fachada em dois registos horizontais onde se abrem janelas em simetria, e ao centro um portal a que corresponde, no registo superior, uma janela de sacada, ambientada por gradeamento. A linha do beirado do telhado é interrompida para formar um frontão triangular, onde se inscreve um brasão que representa as armas dos Abreus e Magalhães, primeiros donos da casa.Eu ofereco uma área ocupada de cerca mil metros quadrados, com quarenta e oito lugares de leitura e cerca de quarenta mil volumes. Os meus donos são a família dos "Abreu Magalhães" de quem ostenta ainda as pedras de Armas, atestando a sua nobiliárquiqa.Ainda sou sólido, ainda belo, apresento uma dupla escadaria interior em pedra para acesso ao andar superior, onde funcionava a biblioteca.
Margarida Pessanha 5f

Escola Secundária Emídio Navarro

Eu sou o edificio da Escola Emidio Navarro. Estou situado na Avenida Navarro e fui construído em 1915. Nas minhas salas trabalharam mestres muito importantes, como o Mestre Armaldo Malho, o mestre Teotónio Albuquerque e o Mestre José Loureiro. Apesar de velhinha, ainda me conservo bem.
Autor: Davide Nº3 5ºF

Escola Secundária Alves Martins

Eu sou a Escola Secundária Alves Martins tenho 150 anos de vida e de ensino.
A minha história , provem de projectos de transformação geral da Nação feitos pelos ministros: Fontes Pereira de Melo e Emídio Navarro.
A primeira instalação eo meu nascimento deu-se em Setembro de 1849,numa sala do Seminário Episcopal.
É de realçar o papel do Bispo Alves Martins na concretização deste projecto. O meu autor foi o arquitecto José Costa e Silva.
Eu ocupo uma superfície importante próxima do centro político e social da cidade.

Autora: Francisca, 5ºF,Nº 6

Solar dos Condes de Prime

Solar Dos Condes De Prime

Olá!!!!!! Eu sou o Solar Dos Condes Des Primes. Situo-me na Rua Dos Andades e fui edificado em 1748.
Não sei quem foi o meu autor mas sei que fui mandado ser construído por Manuel Teixeira De Carvalho.
Tenho portais e janelas de avental de molduras lavradas. Painéis de azulejos na escadaria nobre. Capela com retábulo joanino de talha dourada, o tecto pintado " de perspectivas" revestidas de painéis de azulejos com cenas da vida de S. António. Património Municipal.
Também funcionam nos meus establecimentos o projecto "Viseu Polis".
Adeus!!!!!!!!!

Glorieta a Tomás Ribeiro


Painel de Azulejos do Rossio - rascunho

Eu sou um maravilhoso painel de azulejos de tintas azuladas. O meu foi fabricado em Gaia fazendo o enquadramento da Praça do Rossio criando um ambiente festivo e convidativo ao lazer.Quem escolheu os meus azulejos foi Joaquim Lopes[1886-1956] soube captar no meu friso
Miguel 6º F

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Fonte das Três Bicas

Fonte Monumental em estilo Barroco, localizada actualmente no Largo da Sé junto à Igreja da Misericórdia de Viseu. Segundo a inscrição lateral, em 1905, foi transferida para este local da onde se encontrava.

Pedro Nunes Nº18 5º D

Eu sou a fonte em estilo barroco, localizada actualmente no Largo da Sé, junto à Igreja da Misericórdia de Viseu. Chamam-me Fonte das Três Bicas por causa de uma inscrição que diz que originalmente estava na Quinta das Bicas.






Imagem: Cartaz Turístico de 1935

Parque Aquilino Ribeiro ou Parque da Cidade

O parque Aquilino Ribeiro fica actualmemte situado na cidade de Viseu, e é um jardim bastantemente grande e antigo, ocupado pelos frades capuchos desde 1635 que nele plantaram algumas centenas de pésde carvalho. E hoje é um parque publico dotado de algumas raridades botanicas

Largo de Santa Cristina-ficha



O largo de Santa Cristina situa-se n o meio de Viseu.Dentro do largo há estátua do Bispo Alves Martins
Época de Construção:
1911
Descrição:
No Jardim de Santa Cristina ergue-se o mais imponente monumento escultórico, uma estátua que homenageia o bispo D. António Alves Martins, mandada levantar pelos seus “admiradores”. Teixeira Lopes (1866 – 1942) captou no bronze, a exemplar figura do bispo Alves Martins, notável cidadão, patriota acérrimo e um emblemático condutor das consciências dos seus diocesanos, que no alto do seu pedestal nos observa com seu olhar sobranceiro e imponente.

Estátua de Viriato


Eu sou uma Estátua dedicada a Viriato, chefe da guerrilha resistente e defesa da Lusitânia aos Romanos. Porque tenho uma carga da histórica muito grande fui classificada como Monumenomento Nacional.

Pedro Nunes Nº18 5ºD
Davide Gomes 5ºf

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Os monumentos apresentam-se: o Adro da Sé


Olá! Eu sou o Adro da Sé e, como o meu nome indica, estou em frente à Igreja da Sé e ao conhecido Museu Grão Vasco.
Fui construido por ordem de D. Júlio Francisco de Oliveira e a minha construção ficou concluida no século XVIII (em 1760).
Estou em bom estado de conservação.
Pedro - 5º D

Casa de D.Duarte e Janela Manuelina - ficha



Nome: Casa de D. Duarte e a Janela Manuelina

Época de construção: Época medieval

Descrição:
Uma tradição infundada chama-lhe a Casa de D. Duarte e erroneamente ali se situa o berço do Rei. O grande interesse desta velha moradia advém-lhe da lindíssima janela geminada que o cónego Pêro Gomes de Abreu mandou rasgar, no século XVI. É uma belíssima janela, de movimentada decoração de elementos vegetalistas.O brasão de armas é enquadrado por duas pedras ricamente decoradas com motivos que se entrelaçam.
Filipa - 5º F

Porta do Soar - ficha


Nome: Porta do Soar

Descrição:
Na antiga muralha Afonsina, de que hoje restam alguns troços, estavam incorporados sete entradas. Destas, presentemente, existem duas e vestígios de outras tantas. A da Porta dos Cavaleiros, ainda existente, sita na Rua do arco e do Chafariz de S. Francisco; a da Traição ou Sra. do Postigo, ao cimo da calçada de S. Mateus, onde existem vestígios; a do Soar ou de S. Francisco, ainda existente com a inscrição: “D. Afonso mandou fazer em 1472”; a do Cimo de Vila ou de S. José, que existiu junto às Quatro Esquinas, cimo da Rua Direita; a de Sta. Cristina, onde existiu a imagem do crucificado e de que resta parte do portal e o nicho; a da Regueira ou de S. Miguel, com a imagem do Arcanjo, situava-se junto ao largo da Regueira; a do Terreiro das Freiras ou de S. Sebastião, junto à sacristia da igreja de Sto. António.

A Porta de S. Francisco ou do Soar é o que de melhor resta da velha muralha que circundava a cidade e está declarada como Monumento Nacional. Na parte cimeira, pode ler-se uma inscrição que evoca o cerco que D. Afonso V mandou fazer em Viseu, em 1472, e outra, lembra a consagração pública à Imaculada Conceição de Maria, feita no reinado de D. João IV, depois da Restauração da Independência, e cujas armas rematam a porta.
Renata - 5º F

Igreja dos Terceiros de São Francisco - ficha

Nome: Igreja dos Terceiros de São Francisco
Local: Lado Sul do Rosio
Data: Séc. XVIII
Autor: José Ribeiro, Pascoal Rodrigues, A. Vaz, André P.
Descrição: É uma construção do estilo Barroco. Possui seis retábulos todos do mesmo estilo: o Rococó. Obra de grande primor e apuramento técnico. Do mesmo figurino Barroco é o órgão que se encontra no coro.
Estado de conservação: Barroco
Observações: Nele está a Ordem Terceira de São Francisco e residem três frades da Ordem dos Frades Menores Conventuais.

Francisco - 6º H

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Fonte de São Francisco

Brasão de armas da cidade de Viseu e azulejos nas traseiras da Fonte de São Francisco na Avenida Emídio Navarro

(...)" Em 1465 o atraso da cidade de Viseu era tal, que nos Paços do Concelho não havia o sino indispensável para convocar ou avisar os habitantes.Nas cortes desse ano o concelho pedia ao Rei, que suspendesse a isenção dos privilegiados para o pagamento duma finta, que ele ia lançar para a aquisição dum sino de correr, como havia nos paços das principais cidades e vila do reino, e que era necessário para chamar a vereação e dar rebate em caso de arruído ou de fogo. Até então serviam-se dos sinos da Sé, mas agora o bispo e o cabido não consentem, e os têm fechados.O rei deu o seu beneplácito.” (...)Costa Lobo in “História da Sociedade de Portugal do século XV”Foi ao Rei D. Afonso V que foi apresentada a petição. A citação foi retirada de um texto publicado na revista Beira Alta (1942- 3º Trimestre, Volume I, Fascículo III) com o título “O Castelo de Mangualde e a Cidade de Viseu” da autoria de Valentim da Silva.


Os monumentos apresentam-se: Edifício dos Paços do Concelho


Fui construído na segunda metade do séc. XIX para instalar os serviços municipais depois de um incêndio que destrui o anterior edifício, na Praça D. Duarte. Sou um conjunto sóbrio, mas majestoso. De traços neoclássicos, com fachada larga e planta em U, sou um monumento harmonioso, elegante até, decorado com janelas separadas por colunas aguçadas á parede e um portão de ferro forjado e rendado na porta principal. O meu coroamento é feito por um frontão triangular, com as armas reais da cidade esculpidas ao centro, bem ao estilo neoclássico.
No meu interior há a destacar o átrio e a escadaria central, que constituem um dos mais belos conjuntos decorativos do final do século XIX: escadaria em granito com balaústres decorados com painéis de azulejos da autoria do pintor Almeida e Silva; do mesmo artista pode admirar-se o belo conjunto de medalhões do tecto, representando 24 figuras viseenses ilustres.
Também vale a pena contemplar o lustre de ferro forjado, obra do mestre Arnaldo Malho, subir a imponente escadaria de pedra, ladeada de coloridos azulejos e observar atentamente as pinturas do tecto: a alegoria central e os retratos que celebrizam homens notáveis do passado lusitano, fruto dos pincéis de José Almeida e Silva (1864 - 1945), ilustre pintor viseense. Igualmente digno de admiração é o Salão Nobre, devido ao trabalho em madeira, obra do mestre José Loureiro.

Porta dos Cavaleiros de Afonso V

Eu sou a porta dos cavaleiros. Subindo a Avenida Emídio Navarro chega-se a um pequeno largo, na qual eu Porta me encontro e parte do troço da muralha medieval, da mesma forma e simplicidade da Porta do Soar. Do lado direito, fica a Casa dos Fidalgos do Arco, outro exemplar das mansões da alta sociedade viseense do Séc.XVIII. Do meu lado esquerdo, ergue-se o Chafaris de S. Francisco, obra do Séc. XVIII, dividida em três corpos. Infelizmente já não jorra água.


Letícia Ferreira 5ºE