terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Figuras ligadas a Viseu - Jorge Colaço

Eu, filho de Jorge José Colaço, o primeiro cônsul de Portugal em Marrocos, nasci no Consulado de Portugal em Tânger, em 1868.
Estudei Arte em Lisboa, Madrid e Paris. Fui pintor e caricaturista que e distingui-me na arte de pintar em azulejos. Utilizei técnicas inovadoras nos meus painéis de azulejos que podem ser vistos e admirados um pouco por todo o país. Destacam-se os azulejos da Estação de São Bento no Porto (1903), do Hotel do Buçaco (1907), do Pavilhão dos Desportos de Lisboa (1922) e da Casa do Alentejo. Tenho trabalhos em Inglaterra (no Palácio de Windsor) e em outros países como Suíça, Estados Unidos, Brasil, Cuba e Argentina. Casei com Branca de Gonta Colaço (1880-1945), poetisa e escritora, filha do político e escritor e poeta de Parada de Gonta, Tomás Ribeiro que foi homenageado em Viseu, no centenário do seu nascimento (1931), com a construção duma glorieta, com o seu retrato em azulejos, obra minha, no jardim com o seu nome. Faleci em 1942.

Autoras: Renata e Francisca L. do 5ºF

Sem comentários:

Enviar um comentário