quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Casa Amarela - Antiga Biblioteca Municipal



O meu nome é Amarelinho mas todos me chamam casa amarela.
O meu gracioso edifício, das modéstia das minhas linhas e soluções decorativas, contudo soube preservar ao longo dos tempos a sua origem senhorial. Apresento uma fachada de linhas sóbrias e contidas, enquadrada por colunas adossadas que depois de transporem o beirado do telhado terminam em urnas decorativas. Organizei esta fachada em dois registos horizontais onde se abrem janelas em simetria, e ao centro um portal a que corresponde, no registo superior, uma janela de sacada, ambientada por gradeamento. A linha do beirado do telhado é interrompida para formar um frontão triangular, onde se inscreve um brasão que representa as armas dos Abreus e Magalhães, primeiros donos da casa.Eu ofereco uma área ocupada de cerca mil metros quadrados, com quarenta e oito lugares de leitura e cerca de quarenta mil volumes. Os meus donos são a família dos "Abreu Magalhães" de quem ostenta ainda as pedras de Armas, atestando a sua nobiliárquiqa.Ainda sou sólido, ainda belo, apresento uma dupla escadaria interior em pedra para acesso ao andar superior, onde funcionava a biblioteca.
Margarida Pessanha 5f

Sem comentários:

Enviar um comentário