terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Os monumentos apresentam-se: Edifício dos Paços do Concelho


Fui construído na segunda metade do séc. XIX para instalar os serviços municipais depois de um incêndio que destrui o anterior edifício, na Praça D. Duarte. Sou um conjunto sóbrio, mas majestoso. De traços neoclássicos, com fachada larga e planta em U, sou um monumento harmonioso, elegante até, decorado com janelas separadas por colunas aguçadas á parede e um portão de ferro forjado e rendado na porta principal. O meu coroamento é feito por um frontão triangular, com as armas reais da cidade esculpidas ao centro, bem ao estilo neoclássico.
No meu interior há a destacar o átrio e a escadaria central, que constituem um dos mais belos conjuntos decorativos do final do século XIX: escadaria em granito com balaústres decorados com painéis de azulejos da autoria do pintor Almeida e Silva; do mesmo artista pode admirar-se o belo conjunto de medalhões do tecto, representando 24 figuras viseenses ilustres.
Também vale a pena contemplar o lustre de ferro forjado, obra do mestre Arnaldo Malho, subir a imponente escadaria de pedra, ladeada de coloridos azulejos e observar atentamente as pinturas do tecto: a alegoria central e os retratos que celebrizam homens notáveis do passado lusitano, fruto dos pincéis de José Almeida e Silva (1864 - 1945), ilustre pintor viseense. Igualmente digno de admiração é o Salão Nobre, devido ao trabalho em madeira, obra do mestre José Loureiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário